sexta-feira, 19 de agosto de 2016

CONVITE TARDE NA UNIVERSIDADE AGOSTO/2016

No próximo dia 22 de agosto de 2016, segunda -feira, às 14:30, no anfiteatro SIGMA  - acontecerá mais um encontro do Projeto Aquarela -  UMA TARDE NA UNIVERSIDADE METODISTA. Teremos a palestrante Maria Inês Breccio, mestre em Educação, que abordará o tema OUVIR e CONTAR: uma conversa sobre o processo criativo da narrativa. Contamos com a presença de todos, pois o tema interessa a todos nós da 3a. idade. 

segunda-feira, 6 de junho de 2016

UMA TARDE NA UNIVERSIDADE - MAIO 2016

Olá, caros visitantes! 
Mais um encontro do PROJETO AQUARELA, realizado na Universidade Metodista de São Paulo, no dia  30 de maio, sob o comando da querida profa. coordenadora Claudia César. 
Assistimos a apresentação do vídeo do cantor Lenine, que interpretou a bela canção "Ser diferente é normal". Claudia também comentou as ações que a Universidade  Metodista vem desenvolvendo no âmbito social, no sentido de valorizar a diversidade cultural. 


Contamos com a presença da profa. Sibele, do curso de Segurança Pública à Distância da Universidade Metodista.


A seguir, ouvimos o palestrante GCM Everton Campos, diretor do Centro Regional de Formação em Segurança Urbana do ABC, escola cujo objetivo é a formação de guardas civis municipais. O tema abordado foi "Segurança Urbana e Prevenção da Violência".
Alguns pontos importantes foram enfocados pelo palestrante, tais como: a importância da formação dos guardas municipais do São Bernardo do Campo e seu entorno; que refletir sobre a segurança remete aos problemas sociais vividos hoje pelo pais; que o agente de segurança deve ser promotor de direitos humanos; e o alarmante índice de assassinatos de jovens "negros e pobres".     


O dia estava chuvoso, mas os alunos prestigiaram o evento com sua presença.
 A platéia se manifestou fazendo ao palestrante perguntas sobre segurança no bairro. 




Ao término da palestra a profa. Claudia agradeceu a presença do GCM Everton Campos e de sua equipe: supervisor José Carlos Barbosa dos Santos; GCM  Anderson de Oliveira e o assistente administrativo Giordano Pachelli,   


A pastora Gladys fez o encerramento, comentando sobre o "Dia do Metodismo", e apresentando o fôlder alusivo a história do movimento educacional metodista.  


As repórteres, cheias de entusiasmo, registraram o evento em fotos para compor seus blogs.  


O grupo ficou registrado em algumas imagens.  



Registrei a simpatia de alunas do Projeto Aquarela, com destaque para dona Maria Lango, sempre presente (lado esquerdo).    


O palestrante Bruno Campos finalizou a palestra afirmando que não percamos a utopia de uma sociedade mais pacífica e mais humana. 
Deixou-nos uma mensagem do escritor Eduardo Galeano: 
"A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar".

quarta-feira, 25 de maio de 2016

quinta-feira, 12 de maio de 2016

TERCEIRA IDADE NA ERA DIGITAL

Envelhecer não significa mais isolar-se socialmente, pois ter acesso a ferramentas digitais tornou-se importante forma de partilhar conhecimento, buscar lazer e contato com pessoas de todas as idades, sejam elas da família ou amigos antigos e novos. 

Estamos vivendo na era digital, a qual dá àqueles, que conseguem ter acesso, maior oportunidade de conhecimento e compartilhamento de experiências.
  
Relacionar-se pelas redes sociais é um dos modos de estar em comunicação e interação com o mundo, o que significa manter o cérebro em atividade, ter novas expectativas de vida e de inserção social. Nesse sentido, é preciso que as políticas públicas tenham a preocupação em oferecer a este segmento da população, locais para que possam usufruir das atuais tecnologias da informação, ou seja, proporcionar o que se denomina hoje de alfabetização digital para que possam, dessa maneira, ter melhor qualidade de vida.  

            
                  Fonte: buzios,rj.gov.br

Fonte: http://entrevistasirenedarocha.blogspot.com.br/

Olha aí, pessoal. Nossa professora Irene e Dona Maria Lango. Não poderia haver melhor fotografia para representar nosso tema.

quinta-feira, 5 de maio de 2016

MINHA HOMENAGEM AS MÃES DA FAMÍLIA

No próximo domingo de maio de 2016 será comemorado o Dia das Mães, e sendo assim, quero fazer uma homenagem às mães de minha família. 
Em primeiro lugar homenageio minha mãe Antonia, bisavó da Pollyanna, da Ana Carolina, do José Murilo e do Nicolas Luz, por ter ao longo de sua vida, se dedicado a todos nós, seja nos momentos difíceis ou naqueles de muita alegria. Somos hoje fruto da educação e do carinho que ela nos ofertou.


Minha filha caçula, Cora Carolina com seu Nícolas, numa fase de construção vivencial. Cora é a mãe-menina que brinca com o Nicolas como se também fosse criança.  


Maria Regina, minha filha do meio, que ao lado de seu filho José Murilo vai conduzindo a vida em Porto Velho,  Sempre alegre e contadora de causos. Ri por tudo. Danadeza desde criança. Aqui, ao lado de sua avó Antônia, nos festejos de final de ano em São Bernardo. 


Esta foto mostra minha filha mais velha, Ana Fanny com suas pequenas Pollyanna e Ana Carolina, eu  e Cora. Viúva muito cedo criou as meninas com muito amor e dedicação. 



Agora é a vez de homenagear minhas irmãs. 
Débora, a caçula, mãe de Juliana e Fernanda. Aqui com Nicolas, meu neto.  
Como eu, adora andar por aí, vendo as coisas do mundo das artes.


Ester, dez meses mais nova que eu, é mãe do Bruno. Vive em Boston, e de vez em quando vem nos visitar. É a mais reservada das irmãs.         


Ana Maria, minha irmã do meio, também mora em Boston. Mãe do Valdemir Junior e do Rodrigo. Esbanja charme e simpatia. 


Resta então eu me apresentar. 
Sou mãe da Ana Fanny, da Maria Regina, e da Cora Carolina. Nesta foto estou com minha neta mais velha, a Pollyanna.
Sou uma mãe que criou suas filhas para que fossem independentes, e, por causa disso, vivo ouvindo malcriações.  


Gosto de passear, de ver as coisas bonitas que o mundo nos oferece. Não sei o que seria de mim sem música e arte. São para mim um alimento da alma.

domingo, 1 de maio de 2016

UMA TARDE NA UNIVERSIDADE - ABRIL 2016

No dia 25 de abril de 2016 tivemos mais um encontro "UMA TARDE NA UNIVERSIDADE", como de costume, bastante animado e com a presença de muitos alunos do PROJETO AQUARELA.
A abertura foi realizada pela coordenadora Claudia Cesar como sempre muito comunicativa.


Rodolfo, aluno do projeto, solicitou a palavra para incentivar a todos visitar e adquirir produtos na feirinha, instalada no saguão de entrada do auditório. 


Tivemos a alegria de poder apreciar a apresentação musical do grupo do curso de violão da profa. Geni Lourenço e suas alunas Luiza M. Martinez; Veronica B. de Toledo e Tereza Nakada que apresentaram repertório da música popular brasileira, tais como O vira, autoria de João Ricardo e  Luhli, sucesso dos anos 70 com o grupo Secos  e Molhados. As clássicas Asa Branca de Luiz Gonzaga e Felicidade de Lupicínio  Rodrigues. A plateia cantou com animação as canções  apresentadas pelo grupo. 


Nesta tarde, tivemos a palestrante Cintia Bordwell, aluna do curso de Psicologia da Universidade Metodista, cujo tema ENFRENTANDO A DOR CRÔNICA trouxe para os participantes conhecimentos válidos para o cotidiano. Cintia, que fez intercâmbio com a Universidade de Aveiro em Portugal, demonstrou muito conhecimento sobre o tema e comunicação sensível, usando uma linguagem de fácil compreensão para a platéia. Respondeu solicitamente às questões levantadas, elucidando dúvidas sobre o tema. 






O tema ENFRENTANDO A DOR CRÔNICA agradou a todos os presentes, que participaram ativamente fazendo perguntas à palestrante. 
Cintia ofereceu seu e-mail para sanar dúvidas  -  cintiabordwell@gmail.com 

Antes do encerramento Rodolfo solicitou novamente a palavra para informar aos presentes sobre exercícios para a cura da catarata a que foi submetido e está tendo ótimos resultados. Se colocou a disposição daqueles que quisessem mais informações acerca deste assunto de interesse de grande parte dos idosos.  


A profa. Irene Rocha, do curso Cidadania na Internet, fez uma bonita apresentação do seu grupo de alunos. 



Claudia ainda avisou que haverá feira de livros e que as doações já poderiam ser feitas. 
Para encerrar o encontro foi dada a palavra para a Pastoral, na pessoa do pastor Wesley, que fez a oração de agradecimento. 


Tivemos ainda lanche delicioso que foi servido no saguão, com diversidade de doces e salgados trazidos pelos alunos. 


As violetas vendidas na feirinha foram sucesso de vendas.



O encontro UMA TARDE NA UNIVERSIDADE, parte do PROJETO AQUARELA, oferece momentos importantes de reflexão sobre a terceira idade. 
Nossos agradecimentos a Universidade Metodista de São Paulo por tão brilhante iniciativa, que muito bem estar tem proporcionado às pessoas que frequentam seu ambiente.